Spike Lee em retrospectiva no cinema do CCBB

O cineasta americano Spike Lee ganha mostra retrospectiva no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB Brasília), começando exatamente no Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro. Até 9 de dezembro, serão exibidos 23 longas e quatro videoclipes.

Acorde! O Cinema de Spike Lee tem curadoria do jornalista e roteirista Jaiê Saavedra. Ele explica que “acorde!” é uma fala recorrente nos filmes do cineasta. “É um chamado para a ação, para a ruptura de um comportamento padronizado”.

Geralmente, a fala é dita por um personagem secundário para o personagem central. “Frequentemente em uma visão subjetiva: o ator fala ‘acorde!’ para a plateia do cinema. Spike Lee quer que seu cinema faça o público acordar para a realidade que o cerca.”

submarino.com.brA programação inclui sessão inclusiva para deficientes auditivos e visuais e um debate com o curador e as pesquisadoras Kênia Freitas e Aida Rodrigues Feitosa. E quem tiver o cartão fidelidade do cinema do CCBB com cinco carimbos poderá trocá-lo por um catálogo da mostra.

Jaiê Saavedra optou por selecionar filmes e clipes que representam diferentes momentos da carreira de Spike Lee. Assim, serão exibidas obras mais recentes, pouco vistas nas salas de cinema brasileiras, como Kobe Doin’ Work (2009) e Verão em Red Hook (2012).

E não faltam, claro, obras mais emblemáticas de Lee, a exemplo de Faça a Coisa Certa (1989), Malcolm X (1992), Febre da Selva (1991), Mais e Melhores Blues (1990) e O Verão de Sam (1999).

A programação completa, com sinopse dos filmes, pode ser conferida no site do CCBB.

_________________________

Acorde! O Cinema de Spike Lee
De 20/11 a 9/12, no Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Esportivos Sul). Ingressos a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) — algumas sessões são gratuitas e estão marcadas na programação.

Um comentário sobre “Spike Lee em retrospectiva no cinema do CCBB

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s