Desta sexta-feira (22/05) até domingo (24/05) o canal da Companhia das Letras no YouTube apresenta o Festival na Janela de Não Ficção, série de lives com 13 autores de não ficção, que vão discutir, a partir de suas obras, temas como república, repressão, feminismo, antirracismo e democracia no Brasil de hoje.
O evento terá uma pré-estreia nesta quinta-feira (21/05), com o historiador e filósofo israelense Yuval Noah Harari (foto no alto), autor de Sapiens: Uma Breve História da Humanidade e de Homo Deus: Uma Breve História do Amanhã. O encontro com Harari foi gravado em novembro de 2019, no Auditório Ibirapuera, em São Paulo.
A conversa mediada por André Petry, no ar a partir das 19h, Harari, toma como ponto de partida o livro mais recente do autor, 21 Lições para o Século 21, lançado aqui em 2018, pela Companhia das Letras. No livro, Yuval Noah Harari discute o sentido de eventos como a ascensão de Trump e do nacionalismo.
Além do autor israelense, participarão do Festival na Janela de Não Ficção nomes como Djamila Ribeiro, Ailton Krenak, Lira Neto, Lilia Moritz Schwarcz, Heloisa Buarque de Holanda e Laura Mattos. O público poderá contribuir com perguntas no evento do Facebook, no Twitter usando a hashtag #NaJanelaFestival ou no próprio YouTube da Companhia das Letras.
Confira a programação completa:
21/05
17h: 21 Lições para o Século 21, com Yuval Noah Harari. Mediação André Petry
22/05
17h: A República em Frangalhos, com Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa M. Starling. Mediação de Patrícia Campos Mello
23/05
15h: Cultura Popular e Repressão, com Laura Mattos e Adriana Negreiros. Mediação de Thiago Amparo
17h: Feminismos, com Djamila Ribeiro e Heloisa Buarque de Hollanda. Mediação de Giulliana Bianconi
19h: Histórias Negras, com Flávio dos Santos Gomes e Wlamyra R. de Albuquerque. Mediação de João José Reis
24/05
15h: Biografias Brasileiras, com Mário Magalhães e Lira Neto. Mediação de Karla Monteiro
17h: Sonhos para Adiar o Fim do Mundo, com Ailton Krenak e Sidarta Ribeiro. Mediação de Carol Pires