Inventam dia pra tudo. Até para o hambúrguer. O Dia Mundial do Hambúrguer é comemorado em 28 de maio, embora todo mundo saiba que não tem dia certo do ano para saborear um sandubão. Bom… então vamos aproveitar a data como pretexto para aprender a fazer hambúrguer em casa? Sim, porque é não é só moldar a carne moída e pronto.
Um bom hambúrguer é uma combinação de cortes, que deve obedecer percentuais para chegar ao ponto certo. Fraldinha, acém, maminha, coxão duro, alcatra e patinho estão entre os mais indicados pela nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau.
“O segredo é misturar partes com pouca gordura, como o patinho, com uma opção mais gorda, já que é a gordura que confere sabor ao hambúrguer. Caprichar no tempero também faz toda a diferença”, indica Renata. Ela ensina três opções de blend e sugere assar ou grelhar, em vez de fritar, para não aumentar o valor calórico da carne.
Outra dica é substituir o pão por folhas. “Sanduíches envoltos em folhas, como a de couve ou de repolho, são ideias saborosas e uma ótima troca para quem deseja reduzir as calorias da refeição”, comenta a nutricionista, que sugere ainda acompanhar o sanduíche com batatinhas assadas e legumes em formato palito assados.
Vamos então às receitas:
Blend de acém com fraldinha
500g de acém moído
500g de fraldinha moída
1 colher (chá) de sal
1 colher (café) de pimenta do reino
2 colheres (sopa) de azeite
Blend de maminha com coxão duro
700g de maminha moída
300g de coxão duro moído
1 colher (chá) de sal
Blend de acém com costela gaúcha
600g de costela gaúcha
400g de patinho
1 colher (chá) de sal
Modo de preparo de todas as opções de blend:
Misture todos os ingredientes. Modele em formato de hambúrguer e leve para grelhar até que os dois lados fiquem no ponto desejado.