Manter o teatro em atividade quando ele não pode abrir as portas ao público é o grande desafio que vem sendo enfrentado por atores, diretores e técnicos do segmento artístico. Algumas iniciativas, porém, estão recorrendo à tecnologia para furar esse impedimento e minimizar o prejuízo. Uma delas é o projeto Palco Virtual, que estreia dia 26/06 no site do Itaú Cultural.
Até 10 de julho, o Palco Virtual vai colocar no ar dois espetáculos infantis (Suma Daqui, Menino!, com Teatro de la Plaza e Cia. Patética, e Chapeuzinho Vermelho, do Projeto Gompa) e quatro espetáculos adultos. Os espetáculos têm duração aproximada de 45 minutos (os infantis) e 70 minutos (os adultos).
Exceção para Fim de Jogo (foto acima), do Teatro Promíscuo, dividido em cinco episódios de 20 minutos cada um. Os outros são Viúvas – Performance sobre a Ausência, da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz; A Borracheira, do Grupo O Imaginário; Frida Kahlo – Viva la Vida, do Teatro do Ornitorrinco.

Um detalhe interessante são as versões condensadas de clássicos, que serão exibidas antes de cada espetáculo. Trata-se de um trabalho do cearense Walmick de Holanda, que lançou o projeto Quarentena Filmes durante o período de isolamento social, em suas contas no Instagram e YouTube.
Ele produziu uma série de curtas-metragens em que reproduz clássicos da literatura em estilo toymovies — ou seja, usando bonecos e outros objetos inanimados para contar a história. Cada curta-espetáculo tem em média 7 minutos de duração.
Os filminhos programados para exibição antes de cada espetáculo são Antígona, Odisseia, Romeu e Julieta, Édipo Rei e Casa de Bonecas. Confira no site do Itaú Cultural a programação, com a data de disponibilização de cada espetáculo.