A plataforma de streaming Lumine vai promover, entre os dias 13 e 19 de julho, um passeio pela história por meio de sete filmes que reconstituem momentos decisivos no passado de algumas nações.
Com acesso gratuito, mediante inscrição prévia, a Maratona Histórica não se limita à exibição dos filmes. A cada dia o espectador receberá por email uma reflexão sobre o filme do dia, o que lhe ajudará a compreender melhor o contexto histórico.
Confira a programação:
13/07
Arquitetura da Destruição (1989)
Dirigido pelo sueco Peter Cohen, o documentário mostra como a lógica nazista na defesa de uma “arte sadia” levou à destruição de um grande legado de obras que se contrapunham a isso, e que eram consideradas “arte degenerada”.

14/07
Maria Stuart (1936)
Katharine Hepburn interpreta a rainha Mary Stuart em filme de John Ford. O longa retrata o golpe que levou a uma guerra civil e à conseqüente prisão e fuga de Mary para a Inglaterra. Os mesmos episódios retratados no recente Duas Rainhas (2018).
15/07
Arca Russa (2002)
O filme de Alexandre Sokourov faz uma viagem pelos últimos 300 anos da Rússia por meio de um único plano-sequência de 99 minutos, realizado dentro de um dos maiores museus do mundo (o Hermitage de São Petersburgo).
16/07
A Marselhesa (1938)
O contexto em que se deu a primeira parte da Revolução Francesa é o tema deste filme de Pierre Renoir, Ele conta a história do ponto de vista de pessoas comuns, que de alguma forma ajudaram os revolucionários na Queda da Bastilha.
17/07
Munique 1972 (1999)
Durante os Jogos Olímpicos de Moscou, em 1972, grupo palestino realizou ataque terrorista a atletas israelenses, deixando grande número de mortos. O cineasta Kevin Macdonald entrevista terroristas e oficiais sobreviventes para retratar esse que é um dos maiores traumas do conflito árabe-israelense.

18/07
Loucuras de Amor (1950)
A morte do marido Felipe, o Belo, que não corresponde a seu amor, mas por quem ela é perdidamente apaixonada, leva ao desespero Joana de Castela, filha dos reis católicos de Castela e herdeira do trono. O drama é contado pelo cineasta espanhol Juan de Orduña.
19/07
Terra dos Faraós (1955)
Drama épico dirigido por Howard Hawks. No Antigo Egito, um faraó regressa de conquista vitoriosa e decide começar a construir uma enorme pirâmide. A obra desencadeia um cruel jogo de poder e intrigas, se estendendo além do esperado.