O dadinho de tapioca servido com geleia é facilmente encontrado, hoje em dia, em cardápios de bares e botecos Brasil afora. Mas não é uma daquelas receitas cuja origem se perde na história. É possível dizer exatamente onde ele surgiu. Em São Paulo, comecinho dos anos 2000.
A história começa quando o chef Rodrigo Oliveira, do restaurante Mocotó, casa paulista de inspiração nordestina, ainda estava na faculdade de gastronomia. Uma colega comentou com ele sobre um bolinho que tinha tudo a ver com o Mocotó, feito com tapioca, leite, queijo minas, ovos, manteiga e massa boleada.
“Fiz uma versão com queijo coalho e comecei a oferecer no restaurante, mas sem colocar no cardápio. Acontece que a massa era melindrosa, tinha de bolear rápido, pois logo perdia o ponto. Um dia tive que sair da cozinha enquanto fazia a receita…”, conta Rodrigo.
Quando ele voltou, a massa tinha virado uma placa dura. Rodrigo pensou em jogar no lixo, mas se lembrou da polenta, que é espalhada na assadeira, cortada e frita. “Resolvi testar e fiz um ‘tijolinho’ frito que ficou gostoso.”
Testes e mais testes depois, o chef chegou a uma fórmula mais simples, feita somente com tapioca, leite e queijo coalho. Teve também a ideia de usar uma pitada de pimenta-do-reino branca “que tem uma afinidade tremenda com os lácteos”, ele diz.
Embora o “tijolinho” agradasse, o formato de dadinho acabou sendo adotado depois que uma amiga de Rodrigo provou e sugeriu que seria perfeito se fosse mais crocante. O chef teve então a ideia de cortar o “tijolinho” em três cubos. Não só ficou mais crocante, como também mais fácil de fazer.
Rodrigo diz que é questionado por muita gente se não tem ciúme da receita ter se espalhado pelo Brasil todo. “A verdade é que me enche de orgulho ver os dadinhos por todos os cantos do país e até em outros lugares do mundo”, garante.
“Uma curiosidade engraçada é que uma vez fomos convidados para participar de um festival de música famoso de São Paulo e mandamos nosso menu. A organização do evento falou que não poderíamos ter o dadinho, pois já tinha alguém servindo. Eu dei bastante risada”, ele conta.
A receita do bolinho de tapioca do Mocotó hoje em dia também pode ser facilmente encontrada em sites populares de culinária, como o Cybercook, de onde tiramos a foto que ilustra este post. Mas o original pode ser provado na Avenida Nossa Senhora do Lorêto, 1100, Vila Medeiros, em São Paulo, endereço do Mocotó.