Imagine um lugar onde você pode provar da culinária francesa em um restaurante, padaria ou café; fazer um cursos, oficinas, masterclasses sobre algum tópico gastronômico; participar de degustações, comprar livros sobre o tema; provar, comprar e conhecer mais sobre vinhos; adquirir produtos de cozinha (de comidinhas e temperos a louças)…
Isso mesmo, uma espécie de Disneylândia gastronômica, um paraíso para quem se interessa por culinária e vinhos, será aberto ao público nesta sexta-feira (9/5) na cidade de Dijon, capital da região da Borgonha-Franche-Comté, na França, a 1 hora e 30 minutos de Paris, por TGV (trem de alta velocidade).
A Cité Internationale de la Gastronomie et du Vin (Cidade Internacional da Gastronomia e do Vinho) é um projeto que pretende reunir em um único espaço as mais emblemáticas referências do estilo de vida francês, relacionado sobretudo à comida e ao vinho. Uma ideia cuja realização custou um investimento 250 milhões de euros.
Em 1.750 m², o empreendimento reúne, entre outros atrativos, três exposições permanentes, lojas de comida, restaurantes do grupo Epicure, cozinha experimental, vila gastronômica, enoteca, nove cinemas da rede Pathé Dijon e unidades da escola de culinária Ferrandi Paris, da Ecole des Vins de Bourgogne (Escola de Vinhos da Borgonha) e da Librairie Gourmande (Livraria Gourmet).

Tem também uma unidade da rede Hilton de hotéis; uma capela medieval (certamente para quem quiser pedir perdão a Deus pelo pecado da gula) e um espaço que funciona como incubadora de start-ups, voltado a promover o surgimento de projetos inovadores e novos talentos.
Dijon obteve o direito de construir sua Cité Internationale de la Gastronomie et du Vin por meio de uma concorrência, em 2012, que elegeu também outras três cidades, Tours, Paris-Rungis e Lyon. A cidade gastronômica de Lyon foi aberta em outubro de 2019, mas não deu muito certo e fechou menos de um ano depois, em julho de 2020.
Agora é torcer para que o projeto dê certo em Dijon. E quem quiser conhecê-lo, o preço do acesso vai variar de gratuito (o acesso à capela) a até 29 euros (a oficina de harmonização de comida e vinho da Borgonha), dependendo do espaço e das atividades de interesse de visitante. Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente pelo site oficial da Cité.