Depois que a air fryer se tornou item quase obrigatório na cozinha de todo mundo, surge o air forno. A invenção é da fabricante de eletrodomésticos Mueller, foi desenvolvida e está sendo fabricada no Brasil mesmo.
A diferença principal da air fryer para o air forno é o espaço. Com capacidade máxima de 35 litros, o equipamento promete otimizar ainda mais o tempo de preparo dos alimentos no dia a dia, pois une as funções de air fryer (ou seja, realiza a fritura em tempo rápido, sem óleo) e forno elétrico.
“Chega de preparar pequenas porções e levar o dobro ou até mesmo o triplo do tempo para preparar uma refeição que pudesse servir a família toda”, diz Henrique Fonseca, diretor de vendas e marketing da marca.
Com as dimensões de 39 cm x 48 cm x 45 cm (altura, largura e profundidade, respectivamente), o air forno da Mueller conta com timer para o desligamento automático, cinco níveis de prateleira e acolhe assadeiras grandes com até 38cm.

Dispõe de sete funções. Acionada a função fryer, por exemplo, o ventilador superior é ativado e a alta temperatura funciona justo como acontece nas tradicionais air fryers. Já a função turbo possibilita acelerar o preparo de assados.
Na função assar, funciona como um forno tradicional, para preparo de bolos e tortas. O botão gratinar/ dourar serve para finalizar o preparo de uma receita com um grill dourador. E, por fim, a função temperatura serve para manter a comida quentinha.
O air forno chega ao mercado nas voltagens 127v e 220v, a preços que vão de R$ 1.199 a R$ 1.638, dependendo do modelo (no site das Lojas Americanas). Uma novidade de encher os olhos de quem procura praticidade na cozinha. É pagar pra ver. Vamos esperar as avaliações dos consumidores.