Na Paraíba também faz frio. E é tempo de curti-lo

Turistas de outras partes do país costumam associar a Paraiba ao calor de suas praias, acessadas, na maioria, a partir de João Pessoa e quase sempre no verão. Mas o estado nordestino também tem roteiro para quem curte um friozinho.

Conheça os livros da Boníssimo! Edições

É de julho a setembro, quando na região do Brejo paraibano, a 550 metros de altitude, as temperaturas descem e podem chegar a 12º C em determinadas cidades, o que é bastante baixo para os padrões climáticos nordestinos.

Aproveitando a temperatura amena é promovido nesta época o Circuito Caminhos do Frio. São nove semanas festivas, cada uma delas em uma cidade diferente do Brejo: Areia, Pilões, Remígio, Solânea, Serraria, Bananeiras, Matinhas, Alagoa Nova e Alagoa Grande.

LEIA TAMBÉM:
35 coisas para fazer em João Pessoa (depois do banho de mar)
Mercado turístico nacional descobre o interior da Paraíba

Engenho Cachaça Cobiçada, em Serraria | Foto: Divulgação

De 4 a 14 de setembro, quem circular pela região vai se deparar com uma ampla programação cultural, que inclui música, artes cênicas, oficinas, feiras, exposições… Mas tudo isso é só mais um incentivo para se conhecer o que já merece ser conhecido.

Ou seja, cidades pequenas e aconchegantes, com arquiteturas peculiares ostentadas em igrejas, casarões e ruas, com muitas experiências em gastronomia regional e cercadas de trilhas, serras e engenhos de cana-de-açúcar que produzem o antídoto certo para o frio: cachaça.

Igreja de Nossa Senhora do Livramento, em Bananeiras /Foto: Destino Paraíba

O circuito ficou parado dois anos, por causa da pandemia da covid-19, mas volta em 2022 homenageando na programação o cantor e compositor paraibano Pinto do Acordeon (1948-2020), grande nome do forró paraibano.

Começa em Areia (4 a 10/7) e prossegue por Pilões (11 a 17/7), Matinhas (18 a 24/7), Solânea (25 a 31/7), Serraria (1 a 7/8), Alagoa Nova (8 a 14/8), Remígio (15 a 21/8), Bananeiras (22 a 28/8) e Alagoa Grande (29 a 4/9).

Restaurante Rural Vó Maria, em Areia / Foto: Reprodução Facebook

O site Destino Brejo tem mais informações sobre o Circuito Caminhos do Frio, programação do evento e o que ver e fazer em cada cidade. Uma excelente oportunidade de olhar a Paraíba de outra perspectiva que não seja da areia da praia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s