Sivuca (1930-2006), como ficou conhecido o paraibano Severino Dias de Oliveira, nasceu há exatos 90 anos. Embora não esteja mais fisicamente entre nós, deixou muitos motivos para ser comemorado a cada aniversário de seu nascimento, graças à genialidade que o fez voar desde Itabaiana, sua cidade natal, até os mais prestigiados palcos do mundo todo.
Multi-instrumentista, maestro, arranjador e compositor, Sivuca marcou seu lugar na música brasileira pela habilidade com que manuseava seu instrumento, a sanfona, e pela versatilidade com que passeou por diferentes gêneros — do forró ao jazz, do frevo à música clássica.
Para lembrar Sivuca neste seus 90 anos de nascimento, selecionei três links interessantes que dão uma ideia do grande artista que ele foi: o primeiro é um programa de rádio biográfico, o segundo um depoimento pessoal de quem o viu no palco e o terceiro, um encontro emocionante de Sivuca e Dominguinhos.
1 – A Rádio Batuta fez um ótimo especial sobre Sivuca, em duas partes, Sivuca, de Bach ao Baião. O jornalista e músico Lucas Nobile conta a história do sanfoneiro e dá uma boa amostra da versatilidade do seu repertório.
2 – Em sua coluna no Jornal da Paraíba, o jornalista paraibano Sílvio Osias deu um bonito depoimento sobre a primeira vez em que viu Sivuca ao vivo, no palco do Teatro Santa Roza, em João Pessoa.
3 – Na série de TV O Milagre de Santa Luzia, o sanfoneiro Dominguinhos viaja pelo Brasil em busca dos grandes acordeonistas. Um dos episódios é dedicado a Sivuca. Emocionante assistir ao bate-papo e aos duetos dos dois. O programa também tem cenas de Sivuca no palco.





Deixe um comentário