Primeiro eles encantaram os leitores com as histórias saídas de sua imaginação. Depois acabaram inspirando os roteiristas de cinema e TV com suas histórias pessoais. Entre o mito e o ser humano real, são vários os filmes que buscam retratar episódios da vida de grandes escritores.
Podem ser fatos verídicos – mas quase sempre vistos com a liberdade poética permitida pelo cinema – ou tramas de ficção em que esses personagens reais entram como coadjuvantes, mas com papel fundamental.
São exemplo estes sete filmes, seis deles disponíveis no Amazon Prime Vídeo e um na Netflix, que nos contam um pouco mais sobre a vida pessoal de autores como o franco-argelino Albert Camus, o chileno Pablo Neruda, a francesa Colette ou o brasileiro Machado de Assis.

Albert Camus (2010)
Feito para TV, o filme dirigido pelo francês Laurent Jaoui reconstitui partes da vida do escritor existencialista e filósofo franco-argelino Albert Camus (1913-1960), sobretudo da infância e da última década de vida dele. Stéphane Freiss (As Confissões, Além da Vida) interpreta o autor de O Estrangeiro e A Peste, que também atuou como jornalista militante envolvido na Resistência Francesa. Na Amazon Vídeo Prime.
Neruda (2016)
Luis Gnecco (Dois Papas) faz o papel do poeta chileno Pablo Neruda (1904-1973) em filme de Pablo Larraín (No, Tony Manero). O longa (indicado ao Globo de Ouro de filme estrangeiro) mostra a perseguição a Neruda empreendida por um inspetor de polícia (Gael García Bernal) por causa da associação do poeta ao Partido Comunista chileno. Na Amazon Vídeo Prime.

Machado do Brasil (2010)
Este é um dos sete filmes que o diretor carioca Adolfo Rosenthal fez para TV sobre grandes autores nacionais (foram exibidos no Universal Channel, TV Brasil e TV Escola). Aqui, Machado de Assis (1839-1908) vem parar nos tempos atuais e é recebido com desconfiança: será ele mesmo ou impostor? Márcio Vito (Carcereiros, Novo Mundo) faz o papel do autor de Memórias Póstumas de Brás Cubas. Na Amazon Vídeo Prime.
Papa Hemingway: Una História Verdadeira (2015)
O diretor americano (de origem iraniana) Bob Yari narra o início da amizade entre o jornalista americano Denne Petitclerc (Ed Meyers) e o escritor Ernest Hemingway (1899-1961), autor de Por Quem os Sinos Dobram, entre outras obras, aqui interpretado por Adrian Sparks (Sobrenatural, a Origem). O encontro dos dois acontece em Cuba no ano 1959, em plena revolução castrista. Na Amazon Vídeo Prime.

Uma Jornada Inesquecível
Em 1969, jovem (Alex Wolff) foge do internato em que vive para ir em busca de J.D. Salinger (1919-2010), autor do clássico O Apanhador no Campo de Centeio, e conseguir autorização do autor para adaptar sua obra para o teatro. É o primeiro filme para cinema do diretor James Steven Sadwith, mais conhecido por trabalhos para TV. Chris Cooper (Um Lindo Dia na Vizinhança) é quem interpreta Salinger. Na Amazon Vídeo Prime. Também disponível na Globoplay e no Telecine.
Colette (2018)
A francesa Gabrielle Colette (1873-1954) era menor de idade quando se casou com o crítico e escritor Henry Gauthier-Villars, que se apropriou do romance Claudine, escrito por ela a partir de suas memórias de infância. O diretor britânico Wash Westmoreland conta essa relação abusiva em filme com Keira Knightley e Dominic West nos papéis de Colette e Willy, como Henry era chamado. Na Amazon Vídeo Prime.
Mary Shelley (2017)
Elle Fanning (O Estranho que Nós Amamos, também na Netflix) faz o papel da autora do clássico Frankenstein, Mary Shelley (1797-1851), em filme que foca na juventude da escritora e no início do seu relacionamento amoroso com o poeta Percy Shelley, que era casado e só ficou de fato com ela após a morte da mulher dele. O diretor é Haifaa Al-Mansour, que tem outro filme no catálogo da Netflix, A Felicidade por um Fio. Na Netflix.





Deixe um comentário