Fruto tradicional da região norte do Brasil, o cupuaçu já é encontrado em quase todo o Brasil em forma de polpa. Melhor seria tê-lo ao natural, claro, mas tudo bem… Nem em polpa congelada o cupuaçu perde sua gostosura, que pode ser aproveitada em cremes, bombons, trufas e… bolo.
Esta receita aqui, que nos foi enviada pela assessoria da Primor (a marca de margarina), é tentadora. É bem fácil e parece difícil de não dar certo. Pode ser feita em duas horas, contando o tempo de forno, e rende 10 porções.
Experimentar fazê-la pode ser bom passatempo para quem está de bobeira neste feriadão de Finados, no intervalo de um dos filmes das muitas mostras e festivais online. Fica sugestão. Mãos à obra:
Bolo de cupuaçu
Ingredientes:
¼ xícara de margarina cremosa
400 g de açúcar
400 g de polpa de cupuaçu congelada
6 ovos
1 xícara de leite de coco
2 xícaras de farinha de trigo
Modo de preparo:
Caramelo:
– Em uma panela, leve o açúcar, em fogo brando, para derreter até que o açúcar adquira uma cor bem dourada. Retire o caramelo do fogo, espalhe rapidamente em uma forma com furo no meio e reserve.
Massa:
– Leve ao liquidificador o cupuaçu, os ovos, o leite de coco, o açúcar e a margarina para bater até obter um creme homogêneo. Despeje o creme em uma vasilha e acrescente a farinha de trigo aos poucos, misturando manualmente até obter uma massa lisa e homogênea.
– Coloque a massa do bolo na assadeira caramelizada e leve para assar em banho-maria, no forno pré-aquecido, à temperatura de 170ºC, por cerca de 1 hora e 30 minutos ou até que ao enfiar um palito no centro do bolo, este saia seco.





Deixe um comentário