Nem eu sabia que tinha ouvido tanto Gal Costa, Caetano Veloso e Gilberto Gil, nessa ordem, em 2020. Foi o Spotify que me disse. Esses são os três artistas mais escutados por mim neste ano, depois de Letrux, em primeiríssimo, e Céu. Essas eu sabia, porque amo e ouço sempre que posso.
Mas a retrospectiva Spotify tem disso. Ela pode revelar coisas sobre você que você nem se dava conta — eu, por exemplo, percebi que, realmente, gosto demais dos eternos novos baianos. E se você for analisar a sua, pode até ir mais fundo e ter um verdadeiro mapa de seu estado d’alma no ano que se finda.
Um amigo constatou que ouviu muito clássico, jazz, para meditar e acalmar, embora goste muito de pop. Minhas músicas mais ouvidas foram Tô te Querendo, de Omulu e Ludeji Lima, e Bonde da Pantera, também de Omulu, com MC Tha.
Uau! Curto essas músicas, mas nem percebi que tinha ouvido tanto. Muito provavelmente por procurei leveza, alegria, descontração, em contraposição à tensão e baixo astral deste ano de desgoverno e pandemia.
Sim, 2020 foi tenebroso. E se você reparar bem, verá que isso refletiu nas suas escolhas musicais. Então fica a sugestão de um exercício. Analise o que passou por seus ouvidos em 2020 segundo a retrospectiva do Spotify e perceba como foi que você encarou este ano.





Deixe um comentário