Com tanta atenção dada ao Oscar, o BAFTA, que é o prêmio máximo do cinema britânico, passou quase despercebido. Mas ainda dá tempo de chamar a atenção para dois filmes que disputaram na categoria de melhor filme britânico e que estão disponíveis na Netflix.
Um deles é A Escavação, segundo longa do também ator Simon Stone, adaptado da novela de John Preston (o mesmo de A Very English Scandal, que Stephen Frears transformou em minissérie, disponível na Globoplay). Carey Mulligan e Ralph Fiennes protagonizam.
Assim como A Very English Scandal, A Escavação parte de uma história real, a da inglesa Edith Pretty, que em 1938 resolveu contratar um escavador para explorar o seu terreno. A empreitada resultou numa descoberta arqueológica considerada uma das mais importantes do século 20.
O outro filme é que O Ficou pra Trás (foto no destaque), filme de estreia de Remi Weekes. No thriller de terror, um casal que deixa o Sudão para fugir da guerra e tenta reconstruir a vida na Inglaterra, mas enfrenta forças estranhas que rondam a nova casa.
Weekes procura não só dar sustos, mas também provocar reflexões, dando ao filme contornos de drama social, na medida em que o casal — interpretado por Sope Dirisu (da série Gangs of London, também na Netflix) e Wunmi Mosaku — tem que enfrentar também a desconfiança das autoridades inglesas.





Deixe um comentário