Em abril completaram-se 30 anos da morte de Luiz Gonzaga Jr., o Gonzaguinha. Foi em 29 de abril de 1991, aos 45 anos de idade, que o cantor e compositor perdeu a vida em um acidente de carro, quando se dirigia para apresentação em Pato Branco (PR).

Em pouco mais de 30 anos de carreira, Gonzaguinha gravou 12 discos de estúdio, um deles, A Vida do Viajante, de 1981, com o pai, Luiz Gonzaga, com quem manteve relação atribulada — narrada no livro Gonzaguinha e Gonzagão, de Regina Echeverria, adaptado por Breno Silveira no filme Gonzaga de Pai pra Filho (2012).

Em sua trajetória musical, Gonzaguinha nem sempre agradou aos críticos, mas deixou uma obra bastante pessoal, marcada pelo discurso político e social e também pela crônica e a crítica dos costumes. Temas como machismo e feminismo eram frequentes em suas letras.

Compositor profícuo, suas criações ganharam a voz de grandes intérpretes, de Maria Bethânia, Gal Costa, Alcione, Zizi Possi, Nana Caymmi, Elza Soares… Todas elas estão na playlist que o Boníssimo! fez para homenagear o artista. E tem também Selma Reis, MPB4, Frenéticas, Tarcio, Zélia Dunca… E o próprio Gonzaguinha.

OUÇA: A música de Gonzaguinha na voz dele de outros intérpretes

Deixe um comentário

Tendência