A 8½ Festa do Cinema Italiano volta ao formato presencial a partir de 28 de julho. Em cinemas das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Porto Alegre e Recife, a mostra segue até 3 de agosto. Na sequência, entre 4 e 10 de agosto, será a vez de Vitória, Fortaleza, Natal, Belém, Curitiba, Florianópolis, Londrina, Santos, Campinas, Goiânia, Niterói e Maringá.
Em Brasília, os filmes serão exibidos no Espaço Itaú (CasaPark) e começa com a exibição de Mamma Roma, realizado em 1962 por Pier Paolo Pasolini, numa homenagem ao cineasta. Anna Magnani protagoniza o clássico neorrealista.
Esta será a nova edição da 8½ Festa do Cinema Italiano no Brasil. E desta vez traz oito filmes em pré-estreia nacional mais uma seleção de filmes italianos de produção recente avalizados pela participação em festivais internacionais e pelas boas bilheterias alcançadas na própria Itália.
Uma das pré-estreias é Ennio, o Maestro, documentário de Giuseppe Tornatore sobre o compositor Ennio Morricone (1928-2020), autor de maios de 100 trilhas sonoras para cinema e TV, incluindo as de filmes como Era uma Vez no Oeste, Por um Punhado de Dólares, Três Homens em Conflito e Os Oito Odiados. O filme será tema de bate-papo online com o filho do maestro, Marco Morricone.
Outro personagem real que aparece na programa é Leonardo Da Vinci, no documentário dramatizado Eu, Leonardo, de Jesus Garces Lambert. O filme é anunciado como um “um olhar inédito” sobre o autor da Mona Lisa, interpretado por Luca Argentero, explorando o homem, o artista, o cientista e o inventor.
Outros destaques da mostra são Il Buco, de Michelangelo Frammartino, Prêmio do Júri no Festival de Veneza 2021; Freaks Out (foto em destaque), de Gabriele Mainetti,, que levou nove prêmios no Festival de Veneza, incluindo o Leão de Ouro de melhor filme; Leonora, Adeus, mais recente filme de Paolo Taviani, dedicado ao irmão Vittorio, com quem dirigiu outros tantos longas, e Laços, de Daniele Luchetti.
Mais detalhes sobre programação e filmes podem ser conferidos no site oficial da 8½ Festa do Cinema Italiano






Deixe um comentário