Os escritores Itamar Vieira Jr. (autor de Torto Arado), e Marcelo Rubens Paiva e a cantora Zélia Duncan são alguns dos convidados da série de conferências literárias Diálogos Contemporâneos, que segue até 25 de outubro no Museu Nacional da República.
Já na quinta edição, o evento se propõe a trazer a Brasília representantes de diferentes áreas de conhecimento para discutirem com o público temas que inquietam a sociedade. Esta edição destaca a história do Brasil e seus processos de construção, com o intuito de refletir a realidade atual e projetar o futuro.
Depois do jornalista Juca Kfouri, que falou sobre História, cultura e futebol na estreia do ciclo, no último dia 19, quem vem é a também jornalista Patrícia Campos Mello. Atuante na mídia brasileira desde 1993, ela virou notícia em 2020, ao ser alvo da misoginia e do desrespeito do presidente Jair Bolsonaro.
Na segunda-feira (26/9), Patrícia vai falar sobre o atual momento eleitoral a partir do uso do expediente da falsidade ideológica para se fazer política – tema de que ela tratou no livro A Máquina do Ódio (Companhia das Letras) e o ambiente que à eleição do atual presidente em 2018.
A conferência de Patrícia Campos Mello, intitulada A comunicação no Brasil: a mentira como ferramenta de desinformação, terá mediação do escritor e poeta Hamilton Pereira, começando às 19h, com distribuição de ingressos uma hora antes do início da palestra.
O mesmo vale para a conferência do dia seguinte. Na terça (27/9), será a vez de Jurema Werneck falar sobre Mulheres negras e cultura midiática. Jurema é ativista feminista, médica, comunicóloga, cofundadora da ONG Crioula, diretora-executiva da Anistia Internacional no Brasil e autora de O samba segundo os Ialodês: mulheres negras e cultura midiática (Hucitec). A advogada Vera Lucia Santana será a mediadora.
Na sequência, virão:
. A história da riqueza no Brasil, com o escritor Jorge Caldeira, dia 3/10
. A afetividade na tradição musical e na literatura brasileira, com Zélia Duncan, dia 17/10
. Memória e literatura, com Marcelo Rubens Paiva, dia 18/10
. O povo negro e a formação da identidade brasileira, com Itamar Vieira Jr., dia 24/10
. Brasil: a outra independência, com a historiadora, cientista política e professora Heloísa Starling, dia 25/10
Todas as conferências começam às 19h, com retirada de ingressos uma hora antes do início.






Deixe um comentário