Os escritores Itamar Vieira Jr. (autor de Torto Arado), e Marcelo Rubens Paiva e a cantora Zélia Duncan são alguns dos convidados da série de conferências literárias Diálogos Contemporâneos, que segue até 25 de outubro no Museu Nacional da República.

livros boníssimo

Já na quinta edição, o evento se propõe a trazer a Brasília representantes de diferentes áreas de conhecimento para discutirem com o público temas que inquietam a sociedade. Esta edição destaca a história do Brasil e seus processos de construção, com o intuito de refletir a realidade atual e projetar o futuro.

Depois do jornalista Juca Kfouri, que falou sobre História, cultura e futebol na estreia do ciclo, no último dia 19, quem vem é a também jornalista Patrícia Campos Mello. Atuante na mídia brasileira desde 1993, ela virou notícia em 2020, ao ser alvo da misoginia e do desrespeito do presidente Jair Bolsonaro.

Na segunda-feira (26/9), Patrícia vai falar sobre o atual momento eleitoral a partir do uso do expediente da falsidade ideológica para se fazer política – tema de que ela tratou no livro A Máquina do Ódio (Companhia das Letras) e o ambiente que à eleição do atual presidente em 2018.

A conferência de Patrícia Campos Mello, intitulada  A comunicação no Brasil: a mentira como ferramenta de desinformação, terá mediação do escritor e poeta Hamilton Pereira, começando às 19h, com distribuição de ingressos uma hora antes do início da palestra.

O mesmo vale para a conferência do dia seguinte. Na terça (27/9), será a vez de Jurema Werneck falar sobre Mulheres negras e cultura midiática. Jurema é ativista feminista, médica, comunicóloga, cofundadora da ONG Crioula, diretora-executiva da Anistia Internacional no Brasil e autora de O samba segundo os Ialodês: mulheres negras e cultura midiática (Hucitec). A advogada Vera Lucia Santana será a mediadora.

Na sequência, virão:

. A história da riqueza no Brasil, com o escritor Jorge Caldeira, dia 3/10
. A afetividade na tradição musical e na literatura brasileira, com Zélia Duncan, dia 17/10
. Memória e literatura, com Marcelo Rubens Paiva, dia 18/10
. O povo negro e a formação da identidade brasileira, com Itamar Vieira Jr., dia 24/10
. Brasil: a outra independência, com a historiadora, cientista política e professora Heloísa Starling, dia 25/10

Todas as conferências começam às 19h, com retirada de ingressos uma hora antes do início.

Deixe um comentário

Tendência