A cidade tcheca de Pilsen não tem nome de cerveja, a cerveja é que tem o nome da cidade. Ali nasceu a receita da breja clara, fermentada a baixa temperatura e que se diferencia das outras pela intensidade de seu sabor de lúpulo. Daí que visitar Pilsen e não provar cerveja é um pecado sem perdão. Aliás, por lá dá até pra tomar banho de cerveja também.
Não por acaso, Pilsen, ou Plzen, como se escreve em tcheco, é considerada a capital da cerveja na República Tcheca e uma das maiores e mais importantes cidades industriais do país. Fica na Boêmia Ocidental, região de fronteira com a Alemanha — a 290 km de Munique.
É cercada de imensas florestas e montanhas — que formam a fronteira natural entre a República Tcheca, a Baviera e a Áustria –, o que a transforma em destino turístico não só de cervejeiros, mas também de adeptos de natureza, que emendam o passeio na cidade com a ida ao Parque Nacional Sumava.
Na torcida para que logo logo tenhamos uma vacina contra o Covid-19 e as viagens sejam outra vez possíveis, listamos aqui algumas coisas a ver e fazer em Pilsen que podem lhe convencer a incluir a cidade tcheca no roteiro de uma próxima viagem à Europa:
Passear na Praça da República
A praça principal de Pilsen, dominada pela monumental e gótica Catedral de São Bartolomeu, é cercada de belas casas históricas, cafés aconchegantes e restaurantes de renome. Há também mercados para produtos agrícolas, onde são vendidos vegetais, frutas e outros produtos locais.
Visitar a fábrica da Pilsner Urquell
A apenas 1 km do Centro Histórico da cidade, a Pilsner é programa obrigatório. Em quase duas horas de passeio, dá para conhecer as partes moderna e histórica da fábrica, incluindo as galerias subterrâneas onde a cerveja é maturada, provar cerveja original não pasteurizada. Todo ano acontece ali o Pilsen Fest, grande festival que comemora o dia em que a primeira cerveja Pilsner Urquell começou a ser fabricada. A data muda, mas você pode se informar por aqui.

Conhecer a arquitetura de Adolf Loos
Adolf Loos é o principal representante do purismo arquitetônico e o mais importante arquiteto da Europa Central do primeiro terço do século 20. Em Pilsen, cidade natal de sua esposa, Loos completou 13 interiores de apartamentos e a reconstrução da Casa Brummel. Algumas famílias que moram nesses apartamentos e casas abrem as portas para visitas guiadas.
Percorrer o labirinto e o tesouro judaico
É possível fazer um passeio por um labirinto de corredores, adegas e poços construídos sob a cidade desde o século 14. Com mais de 17 km, é um dos maiores sistemas subterrâneos históricos da Europa Central. É preciso ir bem agasalhado, porque a temperatura ali é, geralmente, de aproximadamente 6°C.
Ir em maio para as Festas da Liberdade
Todos os anos, nos primeiros dias de maio, pessoas de todo o mundo enchem a cidade para a celebração anual do fim da Segunda Guerra Mundial e a libertação de Pilsen pelo Exército dos Estados Unidos. A festa é um tanto cívica, mas acaba em cerveja, claro.
SAINDO DA CIDADE
Tomar um banho de cerveja
Na cervejaria Rodinný pivovar Chodovar não só se bebe cerveja, como toma banho de cerveja no spa de cerveja Chodovar Planá. A terapia combina os efeitos curativos da água mineral quente com os ingredientes para produzir cerveja e massagens.
Conhecer uma antiga vila
A antiga vila de Luková, região de Manětín, fica nas encostas da colina de Chlumská Hora, com vista para o campo. Quase desabitada, hoje é usada principalmente para fins recreativos no verão. É famosa a igreja medieval de São Jorge, onde, em 2012, o artista Jakud Hadabra criou no local uma instalação permanente de 20 figuras de gesso que se assemelham a pessoas cobertas de pano, sentadas nos bancos.
Mergulhe na natureza
Depois de um dia em Pilsen e outro entre o spa e a vila de Luková, vale respirar ar puro, caminhando pelas florestas e lagos glaciais do Parque Nacional de Šumava, que lebram cenários de contos de fadas. O passeio pode ser feito a pé, de bicicleta ou de jangada ou canoa.
Mais sobre Pilsen e República Tcheca no site oficial de turismo daquele país.





Deixe um comentário