Dois novos restaurantes com duas estrelas e 10 nomes a mais na lista de endereços Bib Gourmand – casas que apresentam excelente custo-benefício. Essas são as novidades do Guia Michelin Brasil 2020. Os dois novos duas estrelas são o Oteque (foto acima), do Rio de Janeiro, e o Ryo Gastronomia, de São Paulo, que se juntam ao Oro e ao D.O.M.
Já entre os Bibi Gourmand, estreiam na lista de 39 restaurantes brasileiros que, na opinião dos inspetores do Michelin, têm boa comida por preço em conta: Didier e Maria e o Boi, do Rio de Janeiro, e AE! Cozinha, Ama.zo, Banzeiro, Cepa, Charco, Kith 2º Andar, Nit e Più Iguatemi, de São Paulo.
Aliás, os inspetores do Michelin no Brasil só reconhecem a cozinha feita em Rio e São Paulo. Se estiveram em outras cidades do país, não encontraram em lugar nenhum qualidade de ingredientes, combinação de sabores, técnica de preparo, criatividade e personalidade do chef, custo-benefício e consistência do padrão culinário que merecessem atenção.
Só para constar: esses são os cinco critérios votados por eles nas visitas a cada restaurante, feitas sob sigilo — ou seja, sem conhecimento do proprietário. Aliás, os inspetores do Michelin são tão rigorosos que, não sei se vocês sabem, se um restaurante ganha uma estrela, o chef já levanta as mãos pros céus.
Mas, vamos combinar que, por mais que tenha curiosidade em conhecer quem ganha o quê, a gente sabe que estrelas Michelin são produto de uma grande jogada de marketing e essa cultura de extrema pressão sobre os chefs é vista de forma cada vez mais crítica pelo mercado gastronômico.
De qualquer forma, está aí para quem quiser tomar como critério em sua próxima ida ao restaurante.





Deixe um comentário