A pandemia do coronavírus fez com que quase toda a agenda de festivais de cinema do país fosse transferida para o espaço virtual, na maioria com edições gratuitas. Dessa forma, bons filmes nunca estiveram tão acessíveis, ainda que sem o encanto da tela grande.
Várias destas mostras estão em andamento ou prestes a começar por estes dias. Confira aqui no Boníssimo uma lista delas e o caminho para acessá-las, conhecer a programação e assistir não só aos filmes, mas também debates, palestras e workshops.
Mostra Cinema e Reflexão
Desde agosto, até dezembro
A plataforma Looke abriga mostra promovida pelo Instituto CPFL que tem duração de cinco meses mudando de programação a cada 30 dias, com seleção de filmes a partir de tema específico – em outubro o tema foi “o olhar feminino nas cidades contemporâneas”. Uma primorosa seleção de filmes de diferentes nacionalidades, exibidos gratuitamente.

44ª Mostra Internacional de São Paulo
22/10 a 04/11
São 197 filmes de 71 países, exibidas em formato drive-in (em São Paulo) ou online, pela plataforma Mostra Play, a R$ 6 por visualização (ingressos devem ser comprados no site da Mostra). Há ainda uma seleção de filmes que podem ser vistos gratuitamente nas plataformas Sesc Digital, SP Cine e Itaú Cultural. No SP Cine é possível assistir ao documentário Candango: Memórias do Festival, de Lino Meireles, sobre a história do Festival de Brasília.

macaBRo – Horror Brasileiro Contemporâneo
28/10 a 23/11
Promovida pelo CCBB, a mostra reúne 44 produções brasileiras do gênero terror ou cinema fantástico, entre longas e curtas-metragens. Os filmes podem ser vistos gratuitamente pela plataforma Darkflix. Tem mais detalhes em matéria do Boníssimo.

Cinema de Belo Horizonte (CineBH)
29/10 a 02/11
Serão exibidas, gratuitamente, no site da mostra, 54 produções nacionais e internacionais. Entre os destaques, Luz nos Trópicos, de Paula Gaitán; Rodson ou Onde o Sol Não Tem Dó, do coletivo Chorumex; Cemitério das Almas Perdidas, de Rodrigo Aragão; e Meus Queridos Espiões, do francês Vladimir León.
CineFest São Jorge 2020
29/10 a 01/11
Nesta edição virtural, o festival vai focar na produção de curtas-metragens e traz como novidade duas mostras competitivas, Mostra Centro-Oeste e a Mostra de Cinema Fantástico, de abrangência nacional. A transmissão é pelo site oficial do evento, onde pode ser conferida a programação completa.

Mostra de Cinema Europeu
30/10 a 30/11
Realizada anualmente e Brasília, a mostra que integra tradicionalmente a programação da Semana da Europa este ano acontece virtualmente pela plataforma Festival Scope. Serão 12 filmes de 13 nacionalidades europeias. Entre o premiado drama O Último Lance, do finlandês Klaus Härö.
Cinema e Transcendência
07/11 a 27/11
Além dos 10 longas nacionais e internacionais em retrospectiva e dois inéditos, o festival este ano terá na programação lives com Monja Coen e Sidarta Ribeiro, show da banda Expresso do Oriente, vivências de meditação e debate sobre consciência negra. Tudo pelo site oficial do evento. Os filmes serão exibidos sempre às 21h, e não ficarão disponíveis fora do horário programado.
2º Cabíria Festival – Mulheres & Audiovisual
18/11 a 29/11
O festival é dedicado ao protagonismo de mulheres e da diversidade à frente e atrás das câmeras. Em sua segunda edição, homenageia a cineasta Patrícia Ferreira Pará Yxapy, indígena da etnia Mbyá-Guarani, com a exibição de 11 filmes dela, entre eles As Bicicletas de Nhanderu (2011), premiado no FICA (Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental). No site do evento.





Deixe um comentário