O BHL (Beverage Hack Lab), laboratório pertencente ao CIT (Centro de Inovação e Tecnologia) da Ambev, está desenvolvendo uma bebida alcoólica mista levemente gaseificada que será a aposta da companhia para o próximo verão.

A bebida tem como base o saquê, com sabor de romã e hibisco. É produzida à base de fermentação de arroz com aromas naturais e possui apenas 4% de álcool, somente 74 Kcal por lata e não contém glúten.

cropped-conheca-os-livros-da-bonissimo-edicoes.png

A previsão é de que o produto esteja à venda até final de 2022, em lata, com o nome de Reiwa. O objetivo da Ambev é oferecer o saquê borbulhante como alternativa ao espumante, sobretudo para aqueles em dieta veganas e celíaca.

O método de fabricação segue os protocolos mais ortodoxos japoneses, utilizando o koji kin, um fungo probiótico utilizado na produção de saquê no Japão há séculos e responsável pela fermentação.

Diferente da fermentação do vinho, onde a uva naturalmente produz açúcar, no saquê a fermentação se parece mais com a fermentação da cerveja, em que o amido (polissacarídeo) é convertido em sacarídeos que, por sua vez, se transforma em álcool.

O projeto contou com a consultoria do especialista Celso Ishiy, sommelier e referência em saquê no Brasil, autor do livro Guia Prático do Sake (editora JBC), Ele explica o processo que dá origem à nova bebida:

“O Reiwa leva guenshu, produzido com arroz polido e da maneira tradicional japonesa. O polimento do arroz retira a maioria das impurezas para o saquê, deixando praticamente amido, que é o importante para fermentação.”

Deixe um comentário

Tendência