Com a exibição de Os Caçadores de Trufas, de Michael Dweck e Gregory Kershaw, começa nesta quarta-feira, no Cine Brasília, às 19h, a 11ª edição do Slow Filme – Festival Internacional de Cinema e Alimentação. Até domingo (28), serão apresentados 22 filmes (entre curtas e longas), vindos de 13 países de cinco continentes, incluindo sessões para o público infantil nas manhãs de sábado e domingo.

livros boníssimo

Ao mesmo tempo, no Espaço Cultural Renato Russo 508 Sul, vão ocorrer oficinas, degustações e debates sobre a produção de vinhos naturais , PANCs, entre outros assuntos relacionados à comida. As atividades formativas são coordenadas pelo professor e crítico de gastronomia Guilherme Lobão.

“Queremos reunir iniciativas que vão desde degustações a discussões sobre alimentação, que é um tema chave para a compreensão das grandes questões do mundo contemporâneo”, propõe Lobão.

Haverá ainda o lançamento do livro Da Fome à Fome: Diálogos com Josué de Castro, organizado pelas pesquisadoras Ana Paula Bortoletto e Tereza Campello. Vai ser no domingo (28), às 17h, no Cine Brasília, onde ocorrerá também toda a mostra de filmes, que tem curadoria do professor de cinema e crítico Sérgio Moriconi.

“A programação da 11ª edição reforça a aposta do festival na valorização da produção local, no combate ao uso indiscriminado de defensivos agrícolas, na relevância do papel das mulheres, seja liderando cozinhas de renome ou preservando o conhecimento ancestral, e na manutenção de tradições, como os antigos armazéns, as sementes originais e até mesmo os drinques clássicos”, anunciam os organizadores.

Os Caçadores de Trufas (foto), o filme de abertura, é uma coprodução entre Estados Unidos, Itália e Grécia, que acompanha várias pessoas idosas que procuram o Piemonte italiano em busca da desejada trufa branca de Alba, iguaria escondida nas profundezas das florestas do norte da Itália.

Foi escolhido para abrir o evento não por acaso. Os Caçadores de Trufas chega com uma coleção de prêmios no currículo, arrebatados em suas passagem por festivais como o de Capri Hollywood (tália), American Society of Cinematographers, Cinema Eye Honors Awards (ambos nos Estados Unidos) e El Gouna Film Festival (Egito).

Outro destaque da programação é a estreia nacional do documentário brasileiro Antes do Prato, sobre a mobilização social que se desenrola em nosso país para combater a fome, gerar saúde e garantir um meio ambiente em equilíbrio para toda a população. Idealizado e realizado pelo Greenpeace com direção de Carol Quintanilha, o filme tem sessão na sexta, às 20h, seguida de debate.

A programação completa de filmes segue abaixo, mas você pode obter mais informações sobre o festival e sobre cada um dos títulos no site da Objeto Sim Projetos Culturais, realizadora do Slow Filme.

Quarta-feira (24/8)
19h – Os Caçadores de Trufas (Itália/EUA/Grécia/84’), de Michael Dweck e Gregory Kershaw

Quinta-feira (25/8)
16h – Setembro a Vida Inteira (Portugal/100’), de Sofia Fonseca
18h – A Receita do Equilíbrio (Espanha/70’), de Óscar Bernàcer
20h – Semeadoras de Vida (Peru/74’), de Álvaro e Diego Sarmiento

Sexta-feira (26/8)
16h – Mercearias de Beagá (Brasil/29’), de Marcos Lôndero e Nani Rodrigues + O Branco da Raiz (Brasil, 24’), de Anderson Barbosa + Yilan, um Gostinho de Casa (Taiwan/18’), de MoMo Tseng e Hsing Ying
18h – Sementes Enterradas (Índia/75’), de Andrei Severny
20h – Antes do Prato (Brasil/60’), seguido de debate

Sábado (27/8)
10h30 – Bom dia, Mundo! (Animação/França/61’)
16h – À Procura de Mulheres Chefs (França/90’), de Vérane Frédiani, seguido de debate
18h – O Vegetariano (Itália/110’), de Roberto San Pietro
20h – Almoço de Domingo (animação/França/13’), de Céline Devaux + Constante y El Floridita de Hemingway (Espanha/60’), de Ramón Vilaró

Domingo (28/8)
10h30 – Tainá – A Origem (Brasil/80’), de Rosane Svartman
16h – Omelia Camponesa (Itália/França/10’), de JR e Alice Rohrwacher + O Mestre Cervejeiro (Finlândia/27’), de Antti Haase + Foça – O Mercado da Terra (Turquia/10’), de Ramazan Emiroğlu
18h – Neste Mundo (Itália/97’), de Anna Kauber
20h – As sementes de Vandana Shiva (EUA/Austrália/81’), de James Becket e Camila Becket, sessão com apresentação de Thaíssa Aragão, porta-voz da Comunidade Slow Food Guardiões do Cerrado

Uma resposta para “Slow Filme: 22 filmes para abrir o apetite e as ideias sobre comida”.

  1. […] só que bacana: a programação do Slow Filme – Festival Internacional de Cinema e Alimentação tem no sábado (27) e domingo (28) duas atividades que se complementam e trazem muita informação […]

    Curtir

Deixe um comentário

Tendência