O Brasil é o quarto maior produtor e exportador de carne suína do mundo. E essa posição foi conquistada devido ao crescente investimento nos processos de criação, que vão da preocupação com o bem-estar animal à diversificação de raças, a exemplo da Duroc, de origem americana.

livros boníssimo

A raça de suínos Duroc é resultado de criterioso processo de seleção genética, criação e alimentação. Sua carne é de alta qualidade, com mais coloração e marmoreio. “Isso confere ao produto mais maciez, suculência e sabor. Ou seja confere uma experiência gastronômica diferenciada da carne de porco tradicional”, explica o produtor rural Alexandre Cenci.

Alexandre está à frente da Hartos – Agropecuária Cenci e foi pioneiro na importação de animais Duroc dos Estados Unidos, dando início à criação e fornecimento dos suínos para o Distrito Federal. Raymond Graumans, da Casa do Holandês, foi o primeiro a investir no Duroc e hoje fornece os cortes para mercados e restaurantes. Atualmente, Joe Valle, da Malunga, distribui a carne em dez pontos diferentes da cidade.

Para apresentar ao público os resultados alcançados com esse movimento de produção sustentável na capital federal, foi idealizado o Festival Porco Rústico Duroc, que ocorrerá de 29 de agosto a 18 de setembro em 30 restaurantes de Brasília. Cada participante oferecerá menu em duas faixas de preços: R$ 55,50 ou R$ 75,50.

Participam do festival os restaurantes Dom Francisco Restaurante (402 sul e Asbac),  Universal Restaurante, Blas Cozinha de Culturas, Mayer Sabores do Brasil, Café das Orquídeas, Carpe Diem, Leo Hamu, Vila Cinco Restaurante, Le Birosque, Xamam Restaurante e Charcutaria, Trattoria Da Rosario, IVV Swinebar, BSB GRILL (Asa Norte e Sul), Primeiro Cozinha de Bar, Teta Cheese Bar, Ticiana Werner Restaurante & Wine Bar, Norton restaurante, Dona lenha (Asa Norte e Sul e Terraço Shopping), Brasis Ateliê Gastronômico, Superquadra Bar, Assados do Fred, Conca Cozinha Original, Cantina da Massa e a chef Leninha Camargo, que servirá seu prato no espaço gastronômico do projeto Wine Sounds, na Associação dos Servidores do Senado Federal (Assefe).

Entusiasta da carne suína, o chef Francisco Ansiliero, do Dom Francisco Restaurante, foi nomeado embaixador do Festival Duroc. Para ele “a carne do Duroc é extremamente macia, saborosa e altamente nutritiva. Uma excelente alternativa para se comer bem, em tempos de preços elevados da carne bovina”, defende o chef.

A partir do dia 29 de agosto o site http://www.festivalduroc.com.br estará disponível com todas mais informações e fotos do festival.

Deixe um comentário

Tendência