O 1° São Paulo Food Film Fest – Festival de Cinema e Gastronomia ocorre e 5 a 12 de outubro próximos, exibindo mais de 40 filmes de 15 países. As sessões presenciais acontecem no Espaço Itaú Augusta e na Cinemateca Brasileira, algumas combinadas com degustação de pratos que ficaram associados a filmes.

livros boníssimo

Mas quem está fora da capital paulistana poderá assistir online a parte da programação, na plataforma Belas Artes a La Carte.. No caso, alguns dos 31 documentários que tratam da questão da alimentação em nosso tempo (numa pegada igual à do festival brasiliense Slow Filme).

Entre os documentários que serão exibidos online estão À Procura das Mulheres Chefs (França/Reino Unido, 2016), de Vérane Frédiani; Abrindo a Terra – O Rei da Batata (EUA, 2019), de Eric Ebner e Aaron Ebner; e Agricultura Guarani (Brasil 2022), de Fellipe Abreu e Patrícia Moll.

Inéditos no Brasil, também poderão ser vistos online Criollo – A Alma da Cozinha Uruguaia (Uruguai, 2020), de Pablo Banchero, e Brewmance: Amor pela Cerveja (EUA, 2021 – foto em destaque), de Christo Brock, e Café Sombreado (Dinamarca, 2020), de Alexander Kinnunen.

Completam a programação 17 longas de ficção que têm tramas relacionadas à comida. Entre eles, A Festa de Babette (Dinamarca, 1987), de Gabriel Axel (o evento vai comemorar os 35 anos do filme); Vatel – Um Banquete para o Rei (França/Reino Unido/Bélgica, 2000), de Roland Joffé; Sideways: Entre umas e Outras (EUA, 2004), de Alexander Payne, e Julie & Julia (EUA, 2009), de Nora Ephron.

Confira a programação no site oficial do SP Food Film Festival e os trailers dos filmes no canal do evento no YouTube.

Deixe um comentário

Tendência