De acordo com pesquisa realizada pela Casual Brands e divulgada mês passado pela Exame, as cervejas preferidas dos entrevistados são Heineken (41, 37%), Stella Artois (R$ 25,84%) e Budweiser (R$ 12,05%). Pode até ser, entre leitores da revista (alvo do estudo), mas não são as mais vendidas, diz outra pesquisa.
Um compilado feito pela plataforma CupomValido.com.br com dados de pesquisas da Credit Suisse, Euromonitor e Statista, sobre o consumo de cerveja no Brasil e no mundo, aponta que as cinco marcas mais consumidas pelos brasileiros são, pela ordem: Skol, Brahma, Antártica (as três da Ambev), Schin (da Heineken) e Itaipava (da Petrópolis).
Segundo avaliação do Credit Suisse, a diferença entre as cervejas preferidas e as mais consumidas pode ser explicada por falta de estoque e preços elevados — dois problemas citados em questionários aplicados a donos de bares.
Fato é que, seja Heineken ou Skol, o Brasil aparece como o terceiro país entre os maiores consumidores de cerveja. No entanto, o “país da cerveja e do futebol” responde por apenas 7% do mercado mundial, ficando atrás de China (27%) e Estados Unidos (13%).
Isso faz com que as duas cervejas mais consumidas no mundo sejam chinesas: a Snow (com 5,5% de participação de mercado) e Tsingtao. As americanas Bud Light e Budweiser ficam na terceira e quarta posição. Na quinta posição aparece a brasileira Skol (2,1% de participação de mercado).
O compilado de dados pelo pela CupomValido.com.br também mostra que a maioria dos consumidores de cerveja brasileiros (34%) gasta entre R$ 36 e R$ 50 por semana com a bebida. Outros 30% gastam até R$ 25; 27%, gastam de R$ 51 a R$ 100. E tem uns 9% que amam mesmo uma gelada: pagam mais de R$ 101 toda semana para bebê-la.





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