A minissérie Berlin Alexanderplatz, de Rainer Werner Fassbinder acaba de entrar no catálogo da Reserva Imovison em versão remasterizada. Berlin Alexanderplatz é uma adaptação do romance homônimo de Alfred Döblin (1878-1957), feita pelo diretor alemão em 1980 e considerada sua obra-prima.
Ao adaptar o romance de Döblin — também transposto para o cinema ano passado por Burhan Qurbani, com Welket Bungué no elenco e disponível no Now, AppleTV e Google Play — criou para a TV uma produção que definia como um “filme antitelevisão”.
O resultado recebeu críticas por ser considerado “escuro demais”, mas evidenciou a maturidade precoce do cineasta de 35 anos, que combinava talento e ousadia. Fassbinder morreria apenas dois anos mais tarde, depois de lançar os filmes Lili Marlene, Lola, O Desespero de Veronika Voss e Querelle.
Berlin Alexanderplatz conta a história de Franz (Günter Lamprecht), ex-funcionário do setor de transportes que cumpriu pena na prisão de Tegel. Ao ser liberto, ele tenta reconstruir a vida na Alemanha caótica dos anos de 1920, como homem bom e honesto. O que não será tão fácil.
A história é contada em 14 episódios, cada um com média de uma hora de duração. A disponibilização na Reserva Imovision torna acessível uma obra considerada raridade — a última vez que foi exibida no Brasil foi em 2008, dentro da Mostra Internacional de São Paulo.





Deixe um comentário